Alguém anotou a placa?



Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim.I Co 14.11
Hoje consegui ler a palavra Daca nas placas dos carros aqui em Bangladesh. Imagine você andar por uma cidade em que você não reconhece nenhum sinal de transito, nenhum nome de loja e etc. Pouquíssimos sinais são em inglês.

Bangla é a língua oficial de Bangladesh e também do estado em que vamos morar, West Bengal cujo a capital é Kolkata, nossa futura casa.
Quando Bangladesh era parte do Paquistão a língua bengali foi o foco da fundação da identidade deste povo. Entre 1950 -1952 levantou-se um movimento no país chamado Movimento da Língua e mais tarde, em 21 de fevereiro de 1952, alguns estudantes morreram por desafiar militares em um protesto. Eles protestavam contra o anúncio do governo que a língua Urdu deveria ser a língua oficial falada no país, dois anos mais tarde o governo voltou atrás e os estudantes se tornaram mártires. A UNESCO decidiu observar 21 de fevereiro como dia Internacional da Língua mãe.
A importância de estarmos aqui é que se mergulharmos nessa língua poderemos alcançar o coração das pessoas. Não como o estrangeiro que por natureza é distante, mas como o amigo diferente que entende o que eu digo. Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim.I Co 14.11 A palavra estrangeiro contém a raiz grega xenos e exprime o desprezo e a estranheza suscitados pelo que se considera estranho, alheio, bárbaro e indesejável.
Encerramos um mês de aulas aqui mas parece que estamos há mais tempo. Já somos capazes de dizer bastante coisa mas ainda é bem confuso. Agora mesmo entendi 30% do que o rapaz que trabalha aqui com o pessoal que nos hospedou me disse. Mas o essencial é que ele volta domingo mais tarde porque os ônibus começam a rodar mais tarde. "Ami robibar aTta asbo." -disse.


posted under |

1 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    Bem vindos..

    Eu por dentro não é mistério, sou livro aberto. Eu estar dentro da Índia não é novidade mas a cada dia as novidades acontecem.

    Tudo tem se acumulado desde que cheguei aqui e como já dizia a poeta PALAVRAS, preciso delas escritas...

    Contar para alguém é um alívio, hoje conto pra você.

    Obrigada por me ouvir.

    Quem sou eu

    Minha foto
    Sou brasileira, moro na Índia e sou sensível. Sensível as necessidades dos outros. Essa combinação pode ter efeitos muito bons se vierem acompanhados por força de ação e criatividade. Você pode ajudar muitas pessoas aqui. Por outro lado, essa combinação pode ter efeitos contrários se diante de tanto sofrimento você deixar seus olhos ocupados demais e assim deixar de ver a esperança na fala do passarinho, que com água no bico tentava apagar o fogo da floresta inteira, dizendo: Eu pelo menos estou fazendo a minha parte. Eu sou fâ, sempre fui, deste passarinho...

    Meditação


    Seguidores


Recent Comments