Passagens...

Andamos. Andamos o tempo todo por aqui. Estamos em Daca. A segunda cidade mais poluida do mundo. Andamos. Porque não queremos ter que barganhar com o homem do rickswa para pagar um preço mais justo... Andamos porque é perto. E assim vemos muitas coisas.

Cruzando uma passarela outro dia vimos uma cena. Uma fotografia estendida no chão. Não tinha minha câmera, mas se tivesse não sei se teria tido coragem de fotografar a cena.
A foto era real ainda que imóvel. No chão, ao nossos pés dois bebes dormiam semi nus e muito sujos. Uma menina de uns três anos segurava um bebê de uns seis meses e dormiam. Ela deitou a cabecinha do bebe entre os seus joelhos e os pezinhos encaixavam na barriga. Assim dormiram no chão quente daquela passarela.
Existe uma beleza inexplicável no horror. Aquela suposta fotografia que hoje vive na minha mente se fotografada por um Sebastião Salgado teria vendido bem. Mas a realidade nem sempre vende.
Na cidade estrangeiros conscientes não dão esmolas. Quem assistiu o filme "Quem quer ser um milionário" sabe do que estou falando. Bebes são alugados para pedintes conseguirem mais dinheiro. Podemos testemunhar outro dia um homem bem vestido fazendo a coleta das esmolas do prato de um deficiente físico que não possuia as pernas. Muitas das deficiências são causadas por seus "donos" quando eles ainda eram crianças e foram traficados de alguma aldeia.
Por essas passagens nossos valores são postos na balança. Enquanto andamos por essas passagens nos conhecemos melhor. Nos tornamos mais agradecidos. Se lembro da vez que fiquei de mau humor por perder um ônibus até dou risada. Ou quando outras futilidades agitavam minha alma, levando a paz... Nessas passagens me encontro uma pessoa melhor.

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Página inicial

    Bem vindos..

    Eu por dentro não é mistério, sou livro aberto. Eu estar dentro da Índia não é novidade mas a cada dia as novidades acontecem.

    Tudo tem se acumulado desde que cheguei aqui e como já dizia a poeta PALAVRAS, preciso delas escritas...

    Contar para alguém é um alívio, hoje conto pra você.

    Obrigada por me ouvir.

    Quem sou eu

    Minha foto
    Sou brasileira, moro na Índia e sou sensível. Sensível as necessidades dos outros. Essa combinação pode ter efeitos muito bons se vierem acompanhados por força de ação e criatividade. Você pode ajudar muitas pessoas aqui. Por outro lado, essa combinação pode ter efeitos contrários se diante de tanto sofrimento você deixar seus olhos ocupados demais e assim deixar de ver a esperança na fala do passarinho, que com água no bico tentava apagar o fogo da floresta inteira, dizendo: Eu pelo menos estou fazendo a minha parte. Eu sou fâ, sempre fui, deste passarinho...

    Meditação


    Seguidores


Recent Comments