Língua de Sinais Bengali - Bengali Sign Language



As línguas de sinais da Índia variam de acordo com os grupos sociais que as utilizam. Hindus e mulçumanos por exemplo não se misturam e por isso usam dialetos diferentes da mesma língua. a maioria delas são influenciadas pela língua de sinais americana ou pela língua de sinais britânica. Neste ponto, encontramos um facilitador pois a língua de sinais brasileira ( a minha primeira língua de sinais) é influenciada pela francesa, assim como a americana, portanto encontro muitas semelhanças que facilitam meu aprendizado. Por outro lado, convivi com surdos ingleses e aprendi um pouco da língua britânica, felizmente , muitos sinais fazem sentido para mim, outros no entanto são totalmente novos.
A língua Bengali no entanto ( a que se usa na comunidade que participo pois outros bengalis a utilizam com pequenas diferenças)é menos favorecida na internet ou seja, não existe muito material para aprender pois neste estado ainda predomina a filosofia do oralismo, desde o famoso congresso de Milão de 1880. Em meados de 1980 o século oralista teve fim em muitos países , na grande Índia porém, este século ainda não acabou. Aqui as escolas ainda são oralistas e os surdos usam sinais somente nos corredores ou banheiros, não em sala de aula!
O alfabeto Bengali acima foi montado por mim de acordo com o que tenho aprendido a fim de ensinar a surdos que não sabem ler ou escrever. Não é a mesma datilologia de Delhi ou do sul da Índia. Parece complicado? Sim, é um pouco complicado.


posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    Bem vindos..

    Eu por dentro não é mistério, sou livro aberto. Eu estar dentro da Índia não é novidade mas a cada dia as novidades acontecem.

    Tudo tem se acumulado desde que cheguei aqui e como já dizia a poeta PALAVRAS, preciso delas escritas...

    Contar para alguém é um alívio, hoje conto pra você.

    Obrigada por me ouvir.

    Quem sou eu

    Minha foto
    Sou brasileira, moro na Índia e sou sensível. Sensível as necessidades dos outros. Essa combinação pode ter efeitos muito bons se vierem acompanhados por força de ação e criatividade. Você pode ajudar muitas pessoas aqui. Por outro lado, essa combinação pode ter efeitos contrários se diante de tanto sofrimento você deixar seus olhos ocupados demais e assim deixar de ver a esperança na fala do passarinho, que com água no bico tentava apagar o fogo da floresta inteira, dizendo: Eu pelo menos estou fazendo a minha parte. Eu sou fâ, sempre fui, deste passarinho...

    Meditação


    Seguidores


Recent Comments